Modernismo em Portugal
- Matheus Silva
- 4 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
O modernismo surgiu como um movimento de crítica a sociedade , que almejava melhorias para o país que enfrentava certa instabilidade econômica , política e social .Se divide em ter gerações e é caracterizado por ser um movimento de revistas.

Primeira Geração : Orpheu
O modernismo português se iniciou com a publicação da revista Orpheu , que teve como fundadores : Fernando Pessoa , Almada negreiros e Mário de Sá-Carneiro.
A revista trouxe a irreverência dos seus fundadores , carregada de críticas com uma visão futurista , “derrubando “ o clássico de textos e poemas .
Principal representante : Fernando Pessoa e seus heterônimos , um dos maiores nomes da literatura portuguesa , se dividiu em 3 .
Alberto Caieiro : o heterônimo de Fernando , caracterizado por um apego com a natureza , a beleza da mesma , e responsável pela exaltação desta também.

Ricardo Reis: caracterizado pela sensibilidade , a linguagem rebuscada , e a extrema ligação com a mitologia grega.

Álvaro de Campos : este com um lado mais tecnológico , que aproxima sua temática com a temática futurista das vanguardas , valorizando as novas máquinas e a vida urbana .

Segunda Geração : presencismo
Caracterizada pela publicação da revista presença , que impulsionava que os escritores se libertassem , usassem mais seu lado individual e psicológico de modo a transparecer todo seu interior .

Representantes : José Régio e João Gaspar
Terceira Geração : Neorrealismo
Como o próprio nome sugere , é um novo realismo , ou seja partilha das mesmas características do realismo : Exposição dos problemas sociais , propostas de transformações e uma literatura mais reflexiva
Representantes : Jorge Sena , Alves Redol e Ferreira de Castro .
Posts recentes
Ver tudoHumorística Argumentos: maior quantidade de canais HD no Brasil, compare e mude já, o que da a entender que é a melhor televisão a cabo...
Kommentare